A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), deflagrou ação policial, nesta sexta-feira ,16, que resultou na prisão temporária de Marcelo Arevalo Lopes, 24, envolvido no linchamento de dois homens, identificados como Josiel da Silva e Silva, de 20 anos, e Denilson Ijuma Gregório, 23. O crime aconteceu no dia 23 de julho deste ano, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste de Manaus.

O delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, destacou que as equipes da unidade policial obtiveram êxito nesta operação e atuam constantemente no combate e elucidação de crimes violentos na cidade.

Durante coletiva de imprensa, a delegada Deborah Barreiros, adjunta da unidade especializada, relatou que o crime ocorreu após a dupla entrar em um micro-ônibus do transporte alternativo, conhecido como “amarelinho”, e anunciar o assalto.

“Nesse momento, os passageiros reagiram, a dupla tentou fugir, mas foi perseguida em via pública pelos populares e linchada até a morte. Era um número grande de pessoas, mas no decorrer das investigações conseguimos identificar Marcelo como um dos autores”, contou a delegada.

Conforme a autoridade policial, após ele ser identificado, foi solicitado à Justiça mandado de prisão temporária em nome dele. Com a ordem judicial decretada, os policiais seguiram até sua casa, no mesmo bairro onde o delito aconteceu, e efetuaram sua prisão.

Foi constatado que Marcelo já tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e violência doméstica.

O delegado Ricardo Cunha destaca que o ato cometido pelos populares não é admitido pela lei, e a sociedade não tem autorização para cometer linchamento ou qualquer ato de punição. “Quem comete uma ação desse tipo está cometendo um crime. Em casos como esse, as autoridades policiais devem ser acionadas”, esclareceu.

O indivíduo irá responder por homicídio qualificado. Ele será encaminhado à audiência de custódia, e ficará à disposição da Justiça.