Um agente de segurança morreu por uma “queda grave” durante seu turno de trabalho no estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo do Catar — anunciou o comitê organizador em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (14).

Identificado como John Njau Kibue, o homem, cuja nacionalidade não foi especificada, caiu no sábado e morreu na terça-feira (13), “depois de três dias sob cuidados intensivos”, disse o comitê.

“Equipes médicas do estádio foram imediatamente para o local, e ele foi levado de ambulância para a unidade de terapia intensiva do Hospital Hamad” em Doha, acrescentaram os organizadores.

A comissão afirmou que “a investigação sobre as circunstâncias da [sua] queda é prioridade e [que] serão dadas mais informações sobre os resultados [da investigação]”.

“Também vamos garantir que sua família receba todo o dinheiro que lhe é devido”, encerrou o comitê.

Outros casos 

As autoridades do Catar também investigam a morte de um filipino em um acidente de trabalho no campo-base da Arábia Saudita no início do torneio.

Desde que foi escolhido para sediar a Copa do Mundo, em dezembro de 2010, o pequeno emirado do Golfo recebeu críticas pelas condições de trabalho e de vida de centenas de milhares de trabalhadores migrantes procedentes da Ásia e da África.

Doha afirma que fez reformas inéditas no Código Trabalhista, aplaudidas pelas organizações sindicais, que, no entanto, pedem uma aplicação mais rigorosa do mesmo.

O total de mortes em acidentes de trabalho durante os preparativos para o Mundial ainda é incerto. O governo diz que 414 pessoas morreram entre 2014 e 2020, já as ONGs relatam milhares de mortos desde 2010.

O comitê identificou “3 mortes relacionadas ao trabalho e 37 mortes não relacionadas ao trabalho”.