O Talibã realizou sua primeira execução pública desde que voltou ao poder, em agosto de 2021, com a execução nesta quarta-feira (7) de um homem condenado por assassinato.

No mês passado, o líder supremo do Talibã, Hibatullah Akhundzada, ordenou aos juízes que implementassem totalmente os aspectos da lei islâmica, como as execuções públicas, o apedrejamento, açoitamento e a amputação de membros.

Desde então, as autoridades realizaram várias sessões de chicotadas públicas, mas a execução desta quarta-feira em Farah (oeste), capital da província de mesmo nome, é a primeira que anunciam desde que chegaram ao poder.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Talibã, o nome do homem executado era Tajmir e ele morava na província de Herat.

Não está claro como a execução aconteceu, mas os talibãs especificaram no comunicado que o homem havia confessado a culpa.

“O tribunal supremo foi instruído a aplicar esta ordem de qisas durante uma reunião pública dos moradores”, disse um porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, em um comunicado, referindo-se a uma lei islâmica.

O qisas é um princípio islâmico semelhante à lei de talião, que consiste em fazer com que o criminoso sofra um dano igual ao que causou.