O veredito de um processo em que a atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é alvo será divulgado nesta terça-feira (06). Ela enfrenta diversas acusações na Justiça argentina.

O Ministério Público argentino acusa Kirchner de ter liderado uma organização criminosa que contratou 51 obras viárias, com dinheiro público, do empresário de construção Lázaro Báez.

O empresário teria pagado aos dirigentes políticos para conseguir esses contratos.

Cristina Kirchner é acusada de ter chefiado essa associação criminosa que teria fraudado o Estado argentino em US$ 1 bilhão.

Todas as obras superfaturadas foram feitas no Estado de Santa Cruz, o reduto político de Cristina e Néstor Kirchner – marido de Cristina, que faleceu em 2010.

Cristina Kirchner se diz inocente e afirma que é vítima de uma perseguição política. Ela tem foro privilegiado por ser a vice-presidente (quem ocupa esse cargo na Argentina também é presidente do Senado do país).

Esse é o 1º processo judicial que Cristina Kirchner enfrenta que chega na fase final. Kirchner, no entanto, tem outros processos na Justiça que ainda estão abertos.