O deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE), que é tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), apresentou à Câmara um projeto de lei que tem como objetivo limitar o uso político de símbolos brasileiros, entre eles a bandeira e o hino.

De acordo com o parlamentar, que é membro da equipe de transição de Lula (PT) a intenção é “evitar desgastes desnecessários” dos símbolos nacionais e destaca que o uso com fins políticos pode “fazer do símbolo de união signo de divisão”.

Se o PL for aceito, nem mesmo o presidente eleito poderá utilizar os símbolos.

Na proposta, Macêdo cita as eleições, quando, segundo ele, “determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas”.

Desde o início da sua campanha, Lula (PT) e sua equipe tem usado, em diversas ocasiões, a camisa do Brasil e fez diversas críticas ao uso político do símbolo nacional feito pelo atual governo e apoiadores.

“Este governo abandonou o povo e vem destruindo o país. Eles usam nossa bandeira para mentir, pregar o ódio e incentivar a venda de armas”, escreveu o petista em seu perfil no twitter no dia 6 de setembro.