A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas iniciou, na sexta-feira (2), o processo de implantação de luminárias de LED no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus). Serão instalados 1,5 mil pontos de iluminação.

O sistema chega a 19 bairros, que atualmente utilizam as lâmpadas de vapor metálico e de sódio ou não contam com qualquer tipo de iluminação nas vias. A modernização do sistema está sendo realizada por meio do programa Ilumina+ Amazonas.

No fim dos trabalhos, Codajás passará a ser a 26ª cidade a contar com a iluminação 100% de LED. A nova tecnologia garante maior eficiência energética, com redução no consumo de energia, que pode chegar a 60%.

“É um grande trabalho, com resultados de proporções ainda maiores, pois significa integração entre os moradores, mais qualidade de vida, segurança e bem-estar”, enfatizou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

A Avanço Construções, empresa que realiza os serviços, informou que serão atendidos 19 bairros em Codajás. Nesta primeira fase, o programa de modernização da iluminação pública no interior. Nos próximos dias, Apuí e Anori também receberão as equipes técnicas para início da implantação do sistema.

Sustentabilidade

A durabilidade das novas luminárias é 10 vezes maior em relação às lâmpadas convencionais e, como consome menos energia, o LED tem contribuição significativa para o meio ambiente. Menos consumo pode ser traduzido na redução das emissões de gás carbônico e demais gases de efeito estufa na atmosfera

No interior do Amazonas, 98% da matriz energética é baseada em combustíveis fósseis que liberam gases na queima. Além disso, os novos equipamentos não possuem mercúrio em sua composição, metal altamente tóxico e prejudicial à saúde.