A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, nesta quinta-feira (1º), a descoberta de um túnel sob uma de suas escolas na Faixa de Gaza, território palestino comandando pela organização islâmica Hamas, que tem uma grande rede de galerias subterrâneas para que os combatentes circulem sem serem vistos pelas forças de Israel.

“As chuvas (recentes) provavelmente abriram um buraco no solo, o que permitiu revelar a presença de um túnel terrorista perto de uma escola da UNRWA em Gaza”, disse uma fonte militar israelense à agência internacional AFP.

De acordo com o comunicado da ONU, a escavação é “uma grave violação da neutralidade da agência e também do direito internacional” e “expõe crianças e funcionários da agência a riscos significativos de segurança e proteção”.

Após a descoberta na agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA – sigla em inglês), a área foi isolada e selada de forma permanente. A organização ressalta que também “protestou energicamente ante as autoridades de Gaza, para expressar sua indignação com a presença de tal estrutura sob suas instalações”.

De acordo com a Stand With Us Brasil (organização educacional internacional e apartidária que apoia Israel e luta contra o anti-semitismo), a UNRWA não respondeu ao ser questionada se a escavação era um túnel ligado a outras passagens subterrâneas ou se havia armas armazenadas em seu interior por grupos terroristas.

Há anos Israel acusa o grupo Hamas tempos de esconder armas e infraestrutura em túneis ao redor de escolas, hospitais e prédios residenciais, e túneis e armas foram encontrados em escolas da UNRWA no passado.