O Ministério da Saúde divulgou hoje (2) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil registrou, em 24 horas, 35,4 mil novos casos da doença e 129 óbitos

Desde o início da pandemia, o país acumula 35,3 milhões de casos confirmados da covid-19 e 690.074 mortes registradas em consequência da doença. O número de pacientes recuperados soma 34,2 milhões

O estado de São Paulo tem o maior número de registros de covid-19 e de mortes em consequência da doença – 6,1 milhões de casos e 176,3 mil óbitos. Em seguida, aparecem Minas Gerais (3,9 milhões de casos e 63,9 mil óbitos); Paraná (2,7 milhões de casos e 45,5 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,7 milhões de casos e 41,2 mil óbitos).

Nova onda da doença

Atualmente, o país está passando por uma nova onda da doença, causada pela subvariante da ômicon, a BQ.1, que também é responsável pelo aumento do número de casos e internações na Europa e Estados Unidos.

De acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, um dos motivos que dificulta a superação da pandemia é o negacionismo científico, que tem crescido ao longo dos anos.

Somado a isso, em entrevista ao UOL, o infectologista da Fundação de Medicina Tropical de Manaus, Noaldo Lucena, também atribuiu a baixa adesão vacinal como um dos fatores que contribuem para o surgimento de novas ondas de Covid-19 pelo mundo.

“Enquanto for assim, os vírus vão circular mais, produzindo variantes e subvariantes que poderão aumentar a transmissão”, afirma.

Vacinação

Conforme o vacinômetro do Ministério da Saúde, 494 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no país, sendo 180,9 milhões da primeira dose e 163,4 milhões da segunda, além de 101,3 milhões da primeira dose de reforço e 38,2 milhões do segundo reforço.