A Equipe K9 (Cães de Faro) da Receita Federal em Manaus realizou, na terça-feira (22), operações de combate ao contrabando no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, que resultaram na apreensão de 350 g de maconha tipo skunk. O material estava escondido dentro de bonecas.

Durante procedimentos de rotina de fiscalização no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, localizado no bairro Alvorada, zona Oeste da cidade, os animais detectaram encomendas suspeitas de conter drogas ilícitas.

Com isso, a carga foi separada e submetida ao Raio-X, momento em que se comprovou o alerta dado pelos cães de faro Deco e Odin. As encomendas fiscalizadas continham bonecas e foram submetidas ao procedimento de verificação física, onde foi encontrado 350 g de maconha tipo Skunk. As encomendas com a droga tinham como destino o Estado do Espírito Santo.

Veja o vídeo da apreensão: 

 

A atuação da Receita Federal contra ilícitos

A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras.

Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer um “pequena infração” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.