O governo de Portugal está totalmente mobilizado para receber o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (18/11). Segundo informou o ministro de Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a expectativa é grande, porque abre-se uma janela de relações para os próximos quatro anos, depois de um grande distanciamento entre os dois países durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

“Nossa expectativa é de grande entusiasmo, naturalmente. Temos uma vontade mútua de que, nos próximos quatro anos, possamos trabalhar de forma intensa”, afirmou Cravinho.

“Não realizamos uma cúpula entre Brasil e Portugal desde 2016, reuniões que eram anuais. Portanto, estamos com muita vontade de recuperar o tempo”, acrescentou.

Na avaliação do ministro, não será uma relação construída do zero. “Conhecemos muito bem Lula, que conhece muito bem Portugal. Não estamos recomeçando do zero, muito pelo contrário. Retomamos sobre uma base muito sólida de relacionamentos passados”, afirmou. Para ele, ao escolher Portugal como primeiro país para uma visita bilateral depois de sua eleição, Lula dá um sinal muito forte ao governo e ao povo portugueses. “E nós vamos dizer que, do nosso lado, haverá correspondência a esse sinal”, emendou. Correio Brasiliense.

Foto: Reprodução