Problemas de circulação sanguínea são causados pelo funcionamento atípico do sistema cardiovascular e têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil, por fatores como a má alimentação e o sedentarismo, habituais de uma grande parcela populacional.

Ao todo, 40% dos brasileiros afirmam que são afetados por enfermidades decorrentes da má circulação, como a hipertensão, mas os médicos alertam que há ainda uma fatia da sociedade brasileira que também é vítima de uma série de problemas dessa natureza, sem se dar conta.

Você sabe identificar quais são os sinais que podem apontar para um problema de circulação? Confira na lista abaixo os 5 sinais que podem indicar algo anormal em seu sistema de circulação sanguínea.

  1. Surgimento de varizes

As varizes, em geral, vêm acompanhadas de dores nas pernas e indicam que, provavelmente, o processo de retorno do sangue ao coração não está funcionando adequadamente.

Isso ocorre por conta da dilatação das veias e de problemas nas valvas, que não conseguem impedir o refluxo sanguíneo.

Dessa forma, o sangue acaba voltando e se acumula nas paredes dos vasos, o que gera a aparência escurecida, e algumas vezes grossa, visível na pele.

Algumas condições contribuem para o surgimento das varizes que indicam má circulação, como o histórico familiar, hábitos de vida e de alimentação não saudáveis, alterações hormonais, entre outros pontos.

2.Inchaço nas pernas e pés

O inchaço nas pernas pode estar vinculado a algum impedimento do fluxo sanguíneo.

Um dos motivos possíveis para esse funcionamento atípico é o entupimento de alguma veia — que pode ser por um coágulo na corrente sanguínea (trombose), ou por outra condição que atrapalhe o processo.

Além das veias estarem dilatadas, ocorre um acúmulo do plasma — parte mais líquida do sangue, composta por água, sais e outros componentes — nos membros inferiores do corpo, o que ocasiona o edema e a dor.

3. Cansaço constante e peso nas pernas

O cansaço e a sensação de peso nas pernas, geralmente, surgem em conjunto com outros aspectos. São sintomas bastante característicos nas condições de má circulação relacionadas a problemas no sistema linfático.

O sistema linfático é responsável por devolver a linfa — líquido que elimina as impurezas da circulação — já filtrada ao sangue, por meio dos vasos linfáticos.

4. Manchas amarronzadas

Os motivos para o aparecimento de manchas nas pernas são diversos. Uma das possíveis causas para o escurecimento em alguns pontos da pele periférica pode ser a insuficiência venosa.

Quando relacionadas a um problema de circulação, essas manchas, em geral, compõem um quadro chamado de dermatite ocre.

Essa pigmentação ocorre nos locais onde houve extravasamento do sangue e do plasma para a camada subcutânea da pele, como por exemplo, nos casos de varizes.

5. Paralisias momentâneas

As parestesias — formigamento ou dormência — nos membros inferiores também podem indicar algum problema no sistema circulatório. A principal associação é com o entupimento de artérias e a pressão alta, mas essas não são as únicas causas desse sintoma.

O formigamento, a dormência ou a paralisia momentânea ocorrem por conta da falta de oxigenação adequada nas pernas e pés, o que faz com que os membros periféricos não tenham energia suficiente para se movimentar.

Na incidência de qualquer um dos sintomas apresentados, é importante procurar ajuda médica, já que problemas de circulação podem evoluir a casos sérios de Trombose, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Aneurisma, por exemplo.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado — medicamentosos ou cirúrgicos — podem diminuir a chance de problemas mais graves.