O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Venezuela,

concordaram em retomar a agenda de cooperação bilateral. Eles tiveram uma conversa telefônica, nesta segunda-feira (31).

Maduro informou, em sua conta no Twitter, que teve uma “boa conversa” com Lula, a quem agradeceu por “sua disposição” de “retomar a agenda de cooperação binacional”.

– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou sua saudação e compromisso a todo o povo venezuelano. Estamos dispostos a trabalhar arduamente pelo fortalecimento da América Latina e do Caribe e pelo desenvolvimento econômico e social de nossos povos – disse o presidente venezuelano, em outra mensagem na rede social.

Neste domingo (30), após a vitória de Lula nas eleições presidenciais no Brasil, o governo venezuelano expressou, por meio de comunicado, sua “melhor disposição e boa vontade para, juntos, fortalecermos os laços de amizade”.

Com 100% das urnas apuradas, Lula venceu as eleições por uma margem estreita, com 50,9% dos votos contra os 49,1% obtidos por Jair Bolsonaro (PL), que concorria a um novo mandato de quatro anos.

Bolsonaro reconheceu em 2019 o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, assim como outros 50 países, o que abalou as relações binacionais que já haviam começado a se deteriorar com a chegada de Michel Temer (MDB) ao poder, em 2016.

*EFE