Uma carga com 520 mil ovos usados para produção de vacinas contra a gripe, produzida pelo Instituto Butantan, está presa no bloqueio por caminhoneiros próximo a Jundiaí, no interior de São Paulo.

Caso os produtos não cheguem à instituição até o fim da manhã desta terça-feira (1º), o processo de fabricação pode ser impactado causando um prejuízo na produção de 1 milhão e meio de doses do imunizante contra a influenza. A informação foi divulgada pelo instituto.

O Butantan fornece anualmente 80 milhões de doses de vacina contra a gripe para o Ministério da Saúde. As doses são utilizadas na imunização dos brasileiros e previnem casos graves da doença, principalmente em grupos de risco.

“Bloqueio de estradas é inadmissível. As pessoas têm o direito de ir e vir”, disse o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), em suas redes sociais. De acordo com ele, o Ministério Público e a Polícia Militar foram acionados para remover os manifestantes.

Na segunda feira (31), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o total desbloqueio das rodovias federais que registraram paralisações de caminhoneiros. Os protestos começaram após Lula ser eleito presidente no Brasil, no domingo (30).

Além disso, Moraes também autorizou a Polícia Militar a identificar caminhões utilizados para bloqueios de tráfego para que seja aplicada multa de R$ 100 mil por hora e prisão em flagrante.