Nesta semana, um estudante do ensino fundamental de uma escola particular de Presidente Prudente (a 511 km de São Paulo) causou polêmica ao ir para uma festa da instituição –em alusão ao Halloween – fantasiado como o ditador nazista Adolf Hitler.

O caso aconteceu na noite desta última quarta-feira (26) e ganhou repercussão na internet após a foto da criança ser publicada nas redes sociais. Após as inúmeras críticas, a instituição se pronunciou e afirmou que não foi informada previamente de que o aluno se vestiria do líder nazista.

Ainda de acordo com a nota oficial, a escola afirmou que no contexto do encontro a fantasia “retrataria o horror que essa figura representou historicamente”, mas reconhece o “grave erro” ao permitir a participação do aluno com essa caracterização.

“O colégio realizará ação de esclarecimento, direcionada aos seus alunos e aos familiares deles, com o propósito pedagógico de rememorar as graves atrocidades e os crimes cometidos pelo regime nazista contra a humanidade”, ressaltou.

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL) publicou em uma rede social que está tomando providências “para que os responsáveis por esse absurdo prestem esclarecimentos e sejam responsabilizados”.