A Adidas informou, nesta terça-feira (25), o fim da sua parceria com o rapper Kanye West, de 45 anos – que também conhecido como Ye – depois que ele fez vários comentários antissemitas (preconceito contra povos semitas, principalmente os judeus) que repercutiram globalmente.

“A Adidas não tolera antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio. Os comentários e ações recentes de Ye foram inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça”, afirmou a marca esportiva em um comunicado.

A decisão da empresa acontece depois que celebridades, incluindo a ex-mulher de West, Kim Kardashian, condenaram West por seus comentários. Ao saber da decisão da Adidas, o rapper não lidou bem com a situação e falou sobre o caso em seu perfil no Instagram. “F***-se Adidas. Eu sou a Adidas. Adidas me estuprou e roubou os meus designs”, escreveu.

De acordo com a imprensa estrangeira, estima-se que o prejuízo da empresa com a quebra do contrato seria de US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão).

A marca já tinha anunciado que seu contato com o artista – que também é estilista – estava “sob revisão” no início de outubro, depois que West usou uma camiseta com a frase “White Lives Matter” (Vidas Brancas Importam) em um desfile de moda. A atitude do cantor foi duramente criticada.

“Após repetidos esforços para resolver a situação de forma privada, tomamos a decisão de colocar a parceria em análise”, compartilhou a Adidas em comunicado na época. Além dela, outras marcas já romperam com o rapper como Balenciaga e Vogue. Apesar disso, West continua afirmando que nunca será “cancelado”

“Não estou perdendo dinheiro”,  disse ele ao portal TMZ , dando de ombros. “O dia em que fui retirado do site da Balenciaga, foi um dos dias mais libertadores.”

Falas preconceituosas

Cada vez mais fanático religioso, Kanye tem dado várias entrevistas e falado coisas consideradas preconceituosas.

Recentemente ele deu uma entrevista em que falava que “ninguém é mais julgado pela sociedade do que o homem branco hétero.

No início de outubro ele perdeu o acesso a sua conta no Twitter e Instagram após fazer comentários preconceituosos contra judeus. Na ocasião, o rapper escreveu: “Estou com um pouco de sono esta noite, mas quando eu acordar vou ‘death con 3’ para cima dos judeus”.

“DEFCON3” é um jargão do exército americano usado em situações de alerta elevado.