Viver vigiada por câmeras 24 horas e ter cada traço físico analisado por milhões de espectadores não é o cenário ideal de rotina para quem sofre de uma compulsão alimentar. Essa, porém, foi a situação enfrentada pela atriz e empresária Leka Begliomini como participante da edição de estreia do Big Brother Brasil, em 2002.

Famosa por expor a luta pessoal contra a bulimia no maior reality show do país, nesta semana ela lança o livro “Loka, Eu? Minha história de pesos, limites e big compulsões”, pela Matrix Editora, onde desabafa sobre o transtorno alimentar.

Leka foi uma das primeiras a experimentar as consequências do confinamento e da exposição proporcionada pelo programa. Na casa, flagras mostravam momentos em que ela induziu o vômito para manter a forma.

O transtorno se tornou o assunto das rodas de conversa em uma época em que a internet engatinhava no país. Ela, porém, só foi se dar conta da repercussão negativa após deixar a atração e sente, ainda hoje, 20 anos depois, os efeitos dessa experiência.

“Quer saber como era lá dentro, mas visto de dentro? Vou começar pelo pior dia possível. A prova da balança. Eis um pedacinho do inferno na minha memória pessoal. Lá estava eu, frente a frente com aquele momento “desafiador”, a nova palavra criada para falar do horror. Fiquei sem ação. Engoli a seco e, sem que ninguém soubesse a dimensão da cratera que se abria no meu peito por expor meu peso, ao vivo, para bilhões de pessoas assistirem, eu subi naquela balança. Uma máquina aparentemente inofensiva, matemática, mas de números grandes e assustadores, sustentando o peso do pesadelo que me assolou por tantos anos”, afirma Leka.

Assim como ela, mais de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum distúrbio alimentar, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria. As mulheres estão entre as mais afetadas. O livro da ex-BBB pode ser encontrado no site da editora e na Amazon.