“Do sopro ao afeto: corpos kõkãmou na experiência xamânica” é o título do novo livro de Luiz Davi Vieira Gonçalves, autor e professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O lançamento será esta quinta-feira (06), às 17h, no Centro de Medicina Indígena Bahserikowi (Rua Bernardo Ramos, 97 – Centro). A entrada é gratuita.

No local também haverá uma roda de conversa sobre os desafios da pesquisa junto com povos tradicionais e xamanismo. Com 164 páginas, a obra contempla uma vivência de pouco mais de 10 anos de Davi Gonçalves com os povos Yanomami, com uma versão reduzida da pesquisa de pós-doutorado e doutorado sobre o corpo e xamanismo.

É a partir da cosmologia indígena, um conceito sistematizado pela antropologia no mundo, que conceitua o cosmos como a forma de pensamento dos povos tradicionais, que o autor ancorou sua pesquisa e estudos.

A obra relata como ele chegou até a vivência e a pesquisa com os Yanomami, já que no início pesquisava vários povos. “Talvez eu não tenha escolhido, eu fui escolhido pelos espíritos Yanomami, pelas referências dos espíritos Yanomami. O livro explica isso”, conta o autor.

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás, autor de livros sobre xamanismo, performance art e afeto na prática de rituais, foi no Amazonas que Davi Gonçalves iniciou as pesquisas em Antropologia com os povos originários, a partir do ingresso no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM), onde fez especialização, doutorado e pós-doutorado. Com isso, ele se tornou um antropólogo-artista.

Entre os convidados para o debate, incluindo o autor, estão José Mário Yanonami , residente da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Adjacentes (Ayrca) e Criz Dkey HuniKuim,  Diretor da Performance Ritual Üphu do Instituto Tabihuni. A mediação será realizada pelo antropólogo Agenor Vasconcelos (PPGSCA/UFAM).

Além do dia do lançamento, o livro poderá ser comprado pelo site da Hucitec Editora (www.lojahucitec.com.br/shop). O valor é R$50. Todo o valor da venda do livro, no lançamento, será revertido para a Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Adjacentes (Ayrca).

Foto: Survival International