Na terça-feira (04) foram divulgados os números do NICS – National Instant Criminal Background Check System (Sistema Nacional de Verificação Instantânea de Antecedentes Criminais) referentes a setembro de 2022. O índice representa a intenção de compra de armas de fogo nos Estados Unidos por meio da verificação de antecedentes feita pelo FBI.

Em setembro de 2022 foram 2,47 milhões de verificações. O número é o terceiro maior para o mês já registrado, considerando toda a série histórica iniciada em 1998, superado apenas por setembro dos anos “fora da curva” de 2021 e de 2020, o que evidencia uma demanda alta contínua no período por armas de fogo nos EUA.

A verificação de antecedentes não possui necessariamente relação com a venda de armas, mas é o melhor indicador existente para poder estimar a intenção de compra.

A grande procura pelos norte-americanos pode trazer resultados ainda mais significativos para a indústria de armas no mundo, inclusive para a brasileira Taurus, considerada a maior vendedora de armas leves do mundo e a mais importada no maior e mais competitivo mercado dos Estados Unidos.

Depois de atingir em 2020 e 2021 níveis de demanda jamais vistos, as condições do mercado norte-americano de armas mudaram um pouco no primeiro semestre deste ano e pôde-se perceber certa desaceleração na intenção de compra.

Mesmo assim, o NICS (National Instant Criminal Background Check System) acumulado esse ano se manteve acima da média histórica dos anos anteriores à pandemia. Considerando o período de janeiro a junho, o Adjusted NICS atingiu 8,1 milhões de consultas em 2022, número 35% superior à média registrada no mesmo período dos anos de 2000 a 2021.