O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) seguiu a decisão do seu partido e declarou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para a Presidência da República, que acontecerá no próximo dia 30 de outubro.

Logo após o anúncio, que foi feito na terça-feira (4), Ciro divulgou um vídeo confirmando a decisão, mas sem citar Lula diretamente. “Acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a única saída. Lamento que a democracia brasileira tenha afunilado a tal ponto que reste para o brasileiro duas opções, a meu ver, insatisfatórias”, afirmou o ex-ministro.

Somado a isso, o pedetista também afirmou que nunca se ausentou ou se ausentará da “luta pelo Brasil”. “Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o país a essa situação grave e ameaçadora,” declarou. Ele também disse que espera que a decisão ajude a oxigenar, nem que seja temporariamente, a democracia do país. Veja o vídeo:

“Apoiar o mais próximo”

Anteriormente, o presidente do PDT, Carlos Lupi, havia anunciado o apoio do partido ao petista nas redes sociais. “Apoiar o mais próximo da gente, o Lula. Uma candidatura do 12+1”, disse Lupi, referindo-se aos números do PDT (12) e do PT (13) nas urnas.

O presidente do partido também ressaltou que apesar das diferenças históricas entre os dois partidos, não é possível admitir “nenhum apoio a Bolsonaro”. Lula e Jair Bolsonaro obtiveram, respectivamente, 48,43% e 43,20% dos votos válidos no primeiro turno das eleições, que aconteceu no último domingo (2).