A jornalista Marcia Dantas foi agredida verbalmente pelo Senador Eduardo Braga (MDB) durante debate com os candidatos ao Governo do Estado do Amazonas realizado nesta quinta-feira (29), na TV Norte. O parlamentar já tem histórico de praticar agressões verbais contra mulheres.

Segundo informações, o ataque à apresentadora se deu após uma fala de Henrique Oliveira (Podemos), que afirmou que se os eleitores pesquisassem por ‘propina’ e ‘Eduardo Braga’ no Google, já saberiam o que iriam encontrar. Após as declarações, Eduardo Braga (MDB) ficou revoltado e gritou com a jornalista exigindo o direito de resposta, pedido que não foi acatado pela direção da emissora.

“O senhor acha que pode levantar a voz pra mim porque eu sou mulher? O senhor me respeita”, rebateu Márcia. Um vídeo gravado por uma pessoa que estava presente no debate mostra o clima de inquietação no local após o ataque do Senador contra a profissional da imprensa. Também é possível ouvir a equipe técnica afirmando que não era permitido gravar os bastidores. Veja o vídeo:

Após a confusão, a candidata Carol Braz (PDT) lamentou o ocorrido após a retomada do debate. “Antes de fazer a pergunta eu quero aqui me solidarizar à você Marcia Dantas, como mulher, pelo triste ato de machismo praticado pelo candidato Eduardo Braga, que acha que pode porque é homem ofender uma mulher. Então fica aqui, nós duas somos as únicas nesse recinto e já chega, nós lutamos contra essa truculência, contra essa falta de respeito contra uma mulher. Minha solidariedade a você!”, comentou.

Henrique Oliveira (Podemos), também repudiou a atitude do candidato e prestou solidariedade à jornalista. “Eu quero ai pedir desculpas em novo do povo amazonense pelo triste retrato que aconteceu aqui no intervalo. Você viu que o intervalo foi muito maior porque o Eduardo mais uma vez mostrou ai toda a intranquilidade, principalmente em relação às mulheres”, ressaltou.

Histórico de agressões

Apesar de Eduardo Braga (MDB) “homenagear” as mulheres em diversas ocasiões em suas redes sociais e campanha política, ele não consegue esconder a sua má conduta em relação às mulheres. Em 2021, por exemplo, o candidato ao governo do Amazonas atacou, com gritos e palavrões, a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.

Neste caso, o Senador ficou com raiva porque algumas emendas parlamentares não foram liberadas. Além disso, também no ano passado, Eduardo destratou uma funcionária que estava levando documentos para ele durante uma transmissão ao vivo, em uma rede social.