O furacão Ian atingiu a costa do Golfo da Flórida com força catastrófica na quarta-feira (28), desencadeando ventos extremos, chuvas torrenciais e séries devastadoras de ondas oceânicas que o tornaram uma das tempestades mais poderosas dos EUA nos últimos anos.O Ian chegou ao continente às 15h05 no horário local (16h05 no horário de Brasília), perto de Cayo Costa, uma ilha de barreira a oeste de Fort Myers, como um furacão de categoria 4, com ventos sustentados de até 241 km por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

A velocidade do vento da tempestade a coloca um pouco abaixo da designação máxima de Categoria 5 na escala Saffir-Simpson, a mais severa para tempestades, que considera ventos sustentados de pelo menos 252 km/h.

Cerca de 90 minutos depois, o NHC informou que o Ian havia se mudado para a costa da Flórida ao sul da cidade portuária de Punta Gorda, com ventos sustentados ligeiramente reduzidos, chegando a 233 km/h.

O governador Ron DeSantis disse que o Ian gerou tempestades com risco de vida, com ondas e enchentes com água do mar impulsionadas pelo vento ao longo da costa  de até 3,7 metros em alguns lugares. Os meteorologistas também alertaram para tempestades intensas e possíveis tornados, com até 600 milímetros de chuva esperados em partes do centro da Flórida, à medida que a tempestade avançava para o interior.

“Esta é uma tempestade sobre a qual falaremos por muitos anos, um evento histórico”, disse Ken Graham, diretor do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

A região ao redor do ponto de chegada do furacão abriga quilômetros de praias de areia, dezenas de hotéis resort e vários parques de trailers, locais preferidos por aposentados e turistas. Mas a tempestade logo transformou cidades costeiras idílicas em zonas de desastre.

Uma hora após a chegada do furacão, um vídeo postado nas redes sociais e nas emissoras de TV locais mostrava a água alimentada por tempestades passando por várias comunidades, quase atingindo os telhados.

A cidade de Fort Myers Beach estava quase submersa pelas águas da enchente, e as ruínas das casas podiam ser vistas flutuando rio abaixo, junto com carros.

O Ian atingiu Cuba na terça-feira e deixou todo o país sem energia, e deve chegar a Flórida na noite de quarta-feira, ao sul de Tampa Bay, em algum lugar entre Sarasota e Naples.

Na noite de terça-feira, ventos com força de tempestade tropical gerados pelo Ian se estenderam pela cadeia de ilhas de Florida Keys até a costa mais ao sul da Costa do Golfo do Estado, informou o NHC.

Quase 60 distritos escolares da Flórida cancelaram as aulas devido ao furacão, segundo o governador, Ron DeSantis. Mais de 175 centros de evacuação foram abertos em todo o Estado, muitos deles edifícios escolares convertidos em abrigos.