Nesta segunda-feira (26), o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão de primeira instância que condenou o apresentador Sikêra Jr. e a Rede TV! por ofensa ao cantor e compositor Junno Andrade, companheiro de Xuxa Meneghel. As informações são do colunista Rogério Gentile, do UOL.

Com a condenação, o titular do Alerta Nacional e a emissora de Amilcare Dallevo terão que pagar uma indenização no valor de R$ 10 mil ao marido de Xuxa, além dos juros e correção monetária. Em 2020, Sikêra havia insinuado que Junno Andrade era um gigolô, após detonar a apresentadora por ter lançado um livro infantil com temática LGBTQIA+.

“Ao imputar ao autor o adjetivo de ‘jugolô’, uma corruptela da palavra gigolô, obviamente que o apresentador não só injuria o autor [do processo], como o difama”, afirmou na decisão a desembargadora Hertha de Oliveira, relatora do processo no TJ.

Já a RedeTV!, se defendeu da decisão afirmando que apresentador apenas exerceu sua “liberdade de expressão” e que Junno Andrade estava tentando se vitimizar diante da situação. No entanto, a desembargadora reiterou em sua decisão, que houve ofensa por parte do jornalista excedendo a liberdade de expressão, já que o significado de gigolô consiste ser “homem que vive às custas de meretriz ou que é sustentado por sua amante”, de acordo com as suas palavras.