A menos de 1 semana para o primeiro turno das eleições em todo o Brasil, uma nova pesquisa eleitoral realizada pela ‘Pontual Pesquisa de Mercado e Opinião Pública’, divulgada nesta segunda-feira (26), mostra que Omar Aziz (PSD), candidato à reeleição, se mantém à frente na corrida pelo Senado, com 39% dos votos válidos.

Essa é a sexta pesquisa que mostra o candidato na liderança para o Senado. Com esses últimos dados, o candidato do PSD conta com vantagem de 11 pontos em relação ao segundo colocado, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), que aparece com 27,7% dos votos válidos.

Ainda com relação aos votos válidos, o candidato Coronel Menezes (PL) aparece em terceiro no ranking na disputa pelo Senado, com 23,1%, seguido por Luiz Castro (PDT), com 6,2%, Marília Freire (PSOL), com 2,1%, o Pastor Peter Miranda (AGIR) acumula 1,0% e por último, o candidato Bessa (Solidariedade) aparece com 0,9%.

Em relação à intenção de voto na pesquisa estimulada, Omar Aziz (PSD) também lidera, já que aparece com 32,1%, em seguida está Arthur Neto (PSDB), com 22,8%; Coronel Menezes (PL), com 19%, em quinto lugar está Luiz Castro (PDT), com 5,1%; e por último Marília Freire (PSOL) com 1,8%. Brancos e nulos representam 8,1% e indecisos, 9,6%, em todo o estado.

Dados

A pesquisa foi realizada em 13 municípios do interior do Amazonas, além da capital Manaus, com eleitores com 16 anos ou mais, com registro eleitoral no município de Manaus e nos 13 municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais no Brasil para 2022. A metodologia aplicada pela Pontual Pesquisas obedece à técnica de pesquisa transversal do tipo quantitativa.

Foram entrevistadas 1.996 pessoas, entre os dias 19 e 25 de setembro de 2022. A pesquisa está registrada sob o número AM 04218/2022. A estatística responsável é Alice Assis, com registro 9079 no CONRE-7.