A poesia é muito mais do que uma arte, ela também é capaz de trazer diversos benefícios à saúde. Dentre eles está o combate ao estresse, depressão e dores crônicas e pós-cirúrgicas. Além disso, também foi comprovado o seu efeito na melhora do humor, memória e desempenho no trabalho.

As afirmações foram divulgadas em um artigo da Revista de Humanidades Médicas, de 2020, produzido pelos estudantes David Haosen Xiang e Alisha Moon Yi, das universidades Harvard Medical School e Harvard College, algumas das melhores dos Estados Unidos da América (EUA).

Portanto, introduzir a poesia no dia a dia é uma ótima pedida para quem quer mergulhar em um belo formato artístico e se tornar uma pessoa mais saudável, tanto física quanto mentalmente. Porém, em uma rotina corrida, adquirir esse hábito pode ser um desafio, por isso a tecnologia chega como uma aliada.

A digitalização de poemas facilita a sua leitura e a pessoa pode até escutar elas de forma narrada, o que pode aumentar a imersão na experiência. Nesse sentido, alguns aplicativos são as ferramentas ideais para acessar esse tipo de conteúdo de maneira prática. Conheça cinco deles:

Glorify

Com conteúdos exclusivos em áudio e texto para promover o bem-estar e manter a saúde mental das pessoas em dia, o aplicativo Glorify tem mais de 3 milhões de downloads no Brasil.

Além de disponibilizar diariamente citações, passagens bíblicas, reflexões, meditações guiadas, orações e músicas, agora existe a categoria “Poemas” na plataforma. Com narração da cantora e poetisa Marcela Taís, a nova funcionalidade tem o propósito de tornar o momento devocional dos usuários ainda mais inspirador e edificante. O app pode ser baixado gratuitamente em dispositivos  iOS e Android.

Poemas Online

A ferramenta gratuita traz poesias com temas variados, que ajudam a refletir e meditar sobre diversas questões humanas. Por isso, a plataforma estimula o compartilhamento dos pensamentos do leitor com outras pessoas após o contato com aquele conteúdo. Além disso, o app traz músicas gravadas pelos próprios autores dos poemas, inspiradas nas suas produções, o que complementa ainda mais a experiência do consumidor da arte.

Meu Poema

Este aplicativo é voltado para poetas amadores brasileiros, então também é uma forma de estimular essa forma de arte no território nacional, seguindo e comentando os trabalhos divulgados. Por conta desse viés, também é uma plataforma que funciona como porta de entrada para os novos artistas do meio, que podem compartilhar suas produções textuais e de áudios.

Poesia Magazine

O nome deve ser conhecido dos fãs de poesia de longa data, porque o aplicativo é o formato digital da mais antiga revista mensal sobre o assunto, fundada em 1912. Na ferramenta, há poemas bem selecionados para a leitura no celular. Outra ótima funcionalidade da plataforma é a possibilidade de salvar artigos em guias.

Poésie.io

Por fim, esse aplicativo também traz uma jornada poética completa, mesclando escrita, compartilhamento, recursos e publicações. Nele, é possível criar listas com os autores e poemas disponíveis, o que pode ser um belo exercício para a pessoa personalizar os conteúdos de acordo com o humor que está no dia.