O brasileiro José Aldo, um dos maiores lutadores de MMA, vai se aposentar. O ex-campeão peso-pena acertou a saída do UFC sem lutar o último embate que tinha em contrato. A entidade aceitou o pedido e encerrou a passagem do atleta pelo esporte.

Com 36 anos, Aldo venceu 31 lutas e perdeu apenas oito, ostentando o título de peso-pena por muitos anos. Apesar da aposentadoria no MMA, o brasileiro pode seguir lutando em outros esportes, como o boxe.

Curiosamente, a última luta de José Aldo foi no mesmo local onde Michael Jordan fez a partida derradeira de basquete, na Vivint Arena, em Utah, nos Estados Unidos, em 20 de agosto, perdendo para Merab Dvalishvili.

A decisão passou pela vida pessoal do lutador, que está esperando o segundo filho com a esposa Viviane. No entanto, ele já indicava a aposentadoria ao final do contrato com o UFC.

Nomeado, “Campeão do Povo”, José Aldo entrou no UFC já como campeão dos penas, mérito conquistado no antigo WEC. Defendeu o cinturão de 2010 até 2015. Ficou invicto, contando todas os torneios, por 10 anos, e venceu 17 adversários nesse intervalo.

O cinturão de Aldo caiu na dura luta contra o irlandês Conor McGregor. Desde então, revezou bons e maus momentos. Recuperou o posto de campeão depois de vencer Frankie Edgar, combinado com a decisão de McGregor de subir para o peso-leve.

Em 2017, defendeu o título contra Max Holloway e acabou derrotado. Chegou a fazer novas lutas, mas sem o mesmo ímpeto de outrora. O desafio diante de Dvalishvili colocou um ponto final na história do vencedor.