O Rei Charles III, de 73 anos, assumiu o trono há pouco mais de uma semana mas já está envolvido em várias polêmicas. Uma delas é o fato de que ele demitiu cerca de 100 funcionários da Clarence House, ex-residência oficial do novo monarca.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal britânico The Guardian, na segunda-feira (12) os colaboradores foram demitidos através de cartas, após ele e a esposa, a rainha consorte Camilla Parker, se mudarem oficialmente para o Palácio de Buckingham, em Londres, que é a sede da monarquia. Tais funcionários trabalhavam para o Rei Charles III há anos.

“Todos estão furiosos, incluindo os secretários particulares e a equipe de comando. Todo o pessoal tem trabalhado muito desde a noite de quinta-feira [quando a rainha Elizabeth II morreu] para se deparar com isso. As pessoas estão muito alteradas”, declarou um informante ao jornal.

O principal assessor do rei Charles III enquanto a majestade era príncipe, Clive Alderton, explicou que a “mudança de papel para os superiores significará também mudanças para a residência”. Ele também reconheceu que a notícia foi uma supresa para os funcionários.

Foto: Jane Barlow/AFP