O fim da pandemia de Covid-19 pode estar próximo. É o que afirmou o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, na quarta-feira (14). De acordo com a OMS, o número de morte semanais caiu para o menor nível desde março de 2020.

“Nunca estivemos em posição melhor para o fim da pandemia. Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, disse o diretor. Apesar das expectativas positivas, Ghebreyesus ressaltou que ainda é necessário continuar o uso as medidas de prevenção contra o novo coronavírus para acelerar o fim da crise sanitária.

Além disso, ele também frisou que se o mundo não aproveitar a oportunidade agora, ainda há risco do surgimento de mais variantes, aumento de mortes, interrupções e incertezas.

Pensando nisso, a OMS divulgou seis recomendações, com base nas evidências da pandemia, indicando o que funciona melhor para salvar vidas, proteger os sistemas de saúde e evitar perturbações sociais e econômicas. Todos os documentos estão disponíveis online.

O diretor da OMS explicou que as medidas são um apelo urgente para que os governos analisem suas políticas e as fortaleçam para lidar com a Covid-19 e futuras doenças com potencial pandêmico.

Cenários possíveis

Apesar do cenário pandêmico estar melhorando, a líder técnica da OMS para a Covid-19, Maria Van Kerkhove, destacou que o coronavírus ainda está “circulando intensamente” em todo o mundo e a agência cita que até hoje a subnotificação de casos ainda é alta.

De acordo com Kerkhove, espera-se que as variantes da ômicron sejam responsáveis por futuras infecções a nível global.