Nesta quarta-feira (14), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) listou quatro motivos pelos quais deveríamos considerar comer insetos, que podem ser preparados de várias formas. Um dos benefícios do consumo desta iguaria é o alto teor proteico.

No Brasil não é tão presente o costume de comer insetos quanto em outros países. Na Tailândia, por exemplo, é possível ver ambulantes vendendo minhocas e grilos de bambus, que são servidos crocantes e quentes aos consumidores. Além deles, outras 1,9 mil espécies de insetos comestíveis são consumidas em todo o mundo.

No caso da Europa e na América do Norte, crescem os lugares estão começando a estocar esses produtos em suas prateleiras. Além disso, a União Europeia também busca padronizar os insetos como fonte de alimento, ajustando normas de segurança que lhes permitem ser vendidos para consumo humano.

Veja abaixo as quatro razões para consumir insetos, segundo a ONU:

  1. Eles são nutritivos.

Insetos comestíveis têm importante valor nutricional e podem ser adições saudáveis às dietas. Eles oferecem energia, gordura, proteína e fibras e, dependendo do inseto, podem ser boas fontes de micronutrientes como zinco, cálcio e ferro.

Eles também são uma fonte de proteína alternativa às carnes convencionais. Por exemplo, uma comparação de carne bovina e minhocas mostra que apesar da carne vermelha ter mais teor de gordura, as minhocas possuem valores semelhantes de minerais e, muitas vezes, têm mais vitaminas – dependendo da porção ingerida.

Os dados da FAO, coletados em conjunto com a Rede Internacional de Sistemas de Dados Alimentares, mostram evidências que sustentam o incentivo à ingestão de insetos e reforçam a importância deles em nossas dietas.

  1. São sustentáveis.

Insetos comestíveis possuem várias vantagens para o meio ambiente. Por exemplo, a criação de insetos emite consideravelmente menos gases de efeito estufa do que a maioria das outras fontes de proteína animal e requer substancialmente menos água do que a criação de gado.

Além disso, o espaço necessário para criar insetos é significativamente menor em comparação com a produção animal, e eles são muito eficientes na conversão da ração em proteína.

Grilos, por exemplo, precisam de 12 vezes menos ração do que o gado para produzir a mesma quantidade de proteína.  Por isso, a criação de grilo se desenvolveu rapidamente nos últimos anos no Sudeste Asiático.

  1. Oferecem oportunidades econômicas.

Além de uma fonte de alimento, insetos comestíveis podem fornecer meios de subsistência e renda. Como a criação de insetos requer espaço mínimo, ele pode ser feito em áreas urbanas ou rurais, tornando a prática vantajosa para algumas localidades.

As criaturas também são facilmente transportáveis e muitas vezes fáceis de criar sem treinamento aprofundado. Assim, o método oferece oportunidades econômicas para quem tenha acesso mínimo à terra, ao treinamento e outros recursos.

Com isso, o setor de insetos comestíveis pode fornecer oportunidades inclusivas de subsistência para muitos ao redor do mundo.

  1. São um recurso subutilizado.

À medida que a população mundial continua a crescer, a produção de alimentos precisará aumentar, pressionando a produção agrícola e os recursos naturais.

A criação de insetos apresenta uma oportunidade para ajudar a atender a essas crescentes demandas.

Os insetos comestíveis podem ajudar a criar oportunidades de subsistência e apoiar sistemas agrícolas sustentáveis. Embora já consumidos em muitas partes do mundo, eles ainda têm grande potencial econômico e nutricional subutilizado.

Embora reconheça sua capacidade de segurança alimentar e nutricional, a FAO destaca que a segurança alimentar e a higiene precisam ser prioridade na discussão.

 

Com informações da ONU**