O lutador brasileiro de Jiu-Jitsu, Renzo Gracie, de 55 anos, se envolveu em uma confusão no metrô de Nova York, nos Estados Unidos da América (EUA) após sofrer preconceito por estar falando português no local. Várias pessoas estavam presentes no momento da briga.

Segundo informações divulgadas pelo Choke Lab – página especializada na arte marcial em que o brasileiro é mestre – Gracie e um companheiro de treino estavam voltando da academia e conversavam em português quando foram abordados por um homem que estava gritando: ‘Fale inglês aqui’. Ele acusou Gracie de estar falando mal dele em outra língua.

Com isso, o atleta respondeu dizendo que sua acusação era ridícula e racista. Em seguida, os dois discutiram e começaram as agressões físicas. Imagens que circulam na internet mostram o carioca imobilizando um homem no chão e o controlando com um golpe de Jiu-Jitsu, modalidade que a família de Renzo ajudou a disseminar no Brasil e no mundo.

Ainda de acordo com o Choke Lab, o homem implorou para ser solto, dizendo que não conseguia respirar. Enquanto o controlava, Gracie fez ele desculpar e só o soltou após receber um pedido de desculpas. Veja o momento da briga: 

“Você vê, você é um cara legal. Por que você está fazendo isso? Por que você é tão indelicado?”, disse o atleta após soltar o homem. Até o momento, o carioca não se manifestou sobre o episódio, mas comentou a publicação e negou que tenha acontecido uma briga entre ele e o rapaz. “Não houve briga… foi um momento educacional”, afirmou.

Em seus perfis nas redes sociais ele também compartilhou a postagem de Rener, que também lutador da família, na qual ele manda um recado para o homem que provocou Gracie no metrô.

“Se alguém tiver contato com o agressor, avise que não estamos procurando por ele, pois Renzo já lhe deu a lição mais importante que ele vai receber na vida”, diz a mensagem.