Com a possibilidade de impugnação da candidatura de Humberto Michiles (PSDB), a equipe de Amazonino Mendes (Cidadania), que é candidato ao governo do Amazonas, já avalia a troca de vice com o setor jurídico. A informação dos bastidores começou a circular na manhã desta quarta-feira (7).

Neste ano, logo após o início do período eleitoral, Henrique Oliveira (Podemos), que é candidato a governador do Estado, pediu à Justiça Eleitoral que negue o registro de candidatura de Michiles, justificando que o mesmo se tornou inelegível após ser condenado pelo Ministério Público do Amazonas, em 1º e 2º instâncias, por improbidade administrativa enquanto era gestor público. Após essa condenação, Michiles foi obrigado a devolver R$ 72.681 aos cofres públicos.

Humberto, que teve a candidatura oficializada em julho deste ano, estava cotado para ser vice por pelo menos 1 ano. A equipe jurídica do acusado está tentando reverter a decisão da desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Carla Reis. A defesa alega que a ação de improbidade administrativa não retirou o direito político do candidato.

Porém, a afirmação é falsa e refutada pela Leia da Ficha Limpa Limpa (Lei Complementar nº 135\2010), que determina que o candidato que for condenado por decisão de órgão colegiado, mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos, se torna inelegível por oito anos.