A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta sexta-feira (2), no Rio de Janeiro, os nomes dos 19 atletas selecionados para o Campeonato Mundial do esporte, que acontecerá entre os dias 6 e 13 de outubro, em Tashkent, no Uzbequistão. O vencedor soma dois mil pontos no ranking de classificação para a Olimpíada de Paris, em 2024.

Nesta temporada, o Brasil esteve dez vezes no pódio em etapas de Grand Prix e Grand Slam, duas delas no topo, ambas com Guilherme Schmidt, na categoria até 81 quilos. Ele, atualmente, é o quarto melhor do mundo no peso, sendo o judoca homem do país mais bem colocado no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês). A brasileira melhor posicionada, porém, é Beatriz Souza, terceira da categoria acima de 78 quilos.

Pesos

Dos 19 convocados, oito estão entre os dez primeiros dos respectivos pesos. Além de Guilherme e Beatriz, ocupam o top-10 os judocas Willian Lima (categoria até 66 kg), Rafael “Baby” Silva (categoria acima de 100 kg), Rafaela Silva (até 57 kg), Ketleyn Quadros (até 63 kg), Maria Portela (até 70 kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg).

Mayra, aliás, é dona de seis medalhas na competição e mira o tricampeonato mundial, que seria inédito para o Brasil, entre homens e mulheres. Além dela, Rafaela também foi campeã mundial, em 2013, no Rio de Janeiro.

“Com a mudança de calendário, adiando o evento de agosto para outubro, precisamos recalcular a rota e manter a preparação no nível que um Mundial exige”, destacou o gerente de Alto Rendimento da CBJ, Marcelo Teothonio, afirmando que acredita que a equipe se sairá bem na competição.

O último Mundial foi em junho do ano passado, em Budapeste, onde o judô brasileiro conquistou três medalhas de bronze. O país, no entanto, persegue um ouro que não vem desde o título de Mayra na capital húngara, em 2017.

Confira os convocados para o Mundial:

Seleção masculina

Até 60kg – Allan Kuwabara

Até 66kg – Willian Lima e Eric Takabatake

Até 73kg – Daniel Cargnin

Até 81kg – Guilherme Schimidt

Até 90kg – Rafael Macedo e Marcelo Gomes

Até 100kg – Rafael Buzacarini

Acima de 100kg – Rafael Silva e Juscelino Nascimento*

* Juscelino competirá somente na disputa por equipes.

Seleção feminina

Até 48kg – Amanda Lima

Até 52kg – Larissa Pimenta

Até 57kg – Rafaela Silva e Jéssica Lima

Até 63kg – Ketleyn Quadros

Até 70kg – Luana Carvalho e Maria Portela

Até 78kg – Mayra Aguiar

Acima de 78kg – Beatriz Souza

Com informações da Agência Brasil*