A atriz e modelo Bárbara Evans, 31, usou as suas redes sociais nesta semana para desabafar sobre alguns fatos da maternidade. Em seu perfil no instagram, ela revelou que sofreu com a depressão pós-parto e teve que lidar com o crescente sentimento de culpa.

“Eu sentia muita culpa, culpa de estar tomando banho e não estar com a bebê. Culpa de estar me alimentando sem ela no meu colo. E isso começou a virar uma tristeza dentro de mim, que eu não consegui fazer mais nada se ela não estivesse perto de mim”, disse a filha de Monique Evans.

Além disso, a modelo ressaltou que mesmo quando a filha estava perto, ela não sentia felicidade. “Me culpava de novo por ter uma filha perfeita e não me sentir feliz. Eu via ela sorrindo para mim, e eu chorava me sentindo culpada por ter tudo que eu sempre sonhei e mesmo assim estar triste. Foi horrível”, desabafou.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), uma em cada quatro mulheres sofre com depressão pós-parto, mas a naturalização da sobrecarga e da exaustão materna faz com que muitas mulheres nunca recebam o diagnóstico e tratamento adequado. Além disso, o assunto ainda é considerado um tabu na sociedade.

Nos stories, Bárbara disse que o desmame precoce de sua filha Ayla, que nasceu no início de abril, acabou se tornando um gatilho emocional – situação que resulta em uma reação emocional intensa e excessiva na pessoa –  e que seu marido, o empresário Gustavo Theodoro, a ajudou a superar essa fase difícil.

“Comecei a enxergar as coisas de outra forma! Meu marido me ajudou muito, me blindando de problemas, me tirando de casa, e mostrando como a nossa filha é perfeita e como somos abençoados”, disse ela.

Ao longo do desabafo, Bárbara foi questionada sobre como conseguiu esconder de seus seguidores o que estava passando na época e explicou: “Eu sempre contei tudo para vocês, mas eu não tinha vontade de pegar no telefone. Não tinha vontade de levantar da cama. Por isso não compartilhei na época. Eu nem queria conversar com as pessoas, mas era visível que eu não estava bem. Na verdade, eu nem conseguia aparecer aqui. Eu aparecia pouco, só quando eu estava melhorzinha! E não durou muito, procurei fazer coisas que me traziam felicidade. Uns 20 dias”.