Nomes de atletas brasileiros vêm se destacando ao longo dos anos nas competições de surf, no entanto, o que poucos sabem é que o primeiro brasileiro a ser campeão mundial do esporte foi o labrador Bono, de 12 anos. Atualmente ele é pentacampeão de surf dog, modalidade na qual o tutor e o animal competem juntos.

O dono do labrador, o carioca Ivan Moreira, relatou que tudo começou quando ele teve a ideia de botar Bono em cima de prancha de stand-up paddle e viu que o animal tinha gostado daquilo. Na época, ele morava no Leblon, zona Sul do Rio de Janeiro. Depois de muito treino nas águas e de melhorar o condicionamento físico do animal, Ivan resolveu participar do campeonato mundial de surf dog, realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2014.

Em sua estreia na competição, Bono saiu vencedor e assim, se tornou o primeiro campeão mundial de surf brasileiro. O atleta Gabriel Medina, 28, foi campeão no final do mesmo ano. Depois disso, Bono se tornou pentacampeão mundial de surf dog. Ivan Moreira comentou que o cão conta com uma rotina de atividades físicas regulares, pelo menos duas a três vezes por semana, que incluem natação e treinos para condicionamento físico.

Estrela de TV

Após Bono repercutir nas redes sociais, ele se tornou pet influencer e conta com mais de 250 mil seguidores no Instagram e mais de 6 mil inscritos em seu canal no youtube. O sucesso do cão foi tanto que ele até virou protagonista de uma séria do Canal Off, na qual viaja o mundo com a família em busca de ondas em lugares paradisíacos.

Bono também entrou para o Guinness Book of World Records – livro de recordes mundiais – com a onda mais longa surfada na pororoca do Rio Amazonas. Foram 10 km e 410 m, no tempo de 33 minutos e 7 segundos. Viajante, Bono já foi três vezes para o Havaí, outras dez vezes para a Califórnia (EUA), além de passagens pelo Peru, México, entre outros países.