A sigla que representa a diversidade sexual e de gênero cresceu nos últimos anos para abrigar mais formas de se identificar e de se relacionar. Incluída recentemente em muitas falas, a letra “P” representa a orientação sexual de muitas pessoas, incluindo famosas que se definem como panssexuais.

Entre as personalidades que se definem como panssexuais estão os atores Reynaldo Gianecchini e Rainer Cadete, as cantoras Preta Gil e Miley Cyrus, bem como a empresária e influenciadora digital Bianca Andrade, entre outros.

A pansexualidade compreende os indivíduos que se sentem atraídos por pessoas independentemente de sua identidade de gênero, diferente de orientações como a heterossexualidade e a homossexualidade em que o gênero é fator determinante para a atração.
A panssexualidade tem mais similaridades com a bissexualidade, mas há diferenças. Pessoas bissexuais são aquelas que se atraem por homens ou mulheres. Já a panssexualidade olha para um espectro mais amplo e contempla pessoas atraídas por outras pessoas independentemente de gênero.

Renato Russo

Renato Russo - Divulgação - Divulgação

Líder do Legião Urbana, Renato Russo (1960 – 1996) sempre foi um precursor e uma pessoa à frente de seu tempo, e abordou a pansexualidade em entrevista à Folha de S.Paulo na década de 1980, quando esse assunto ainda era um tabu longe de ser quebrado na sociedade.

“Faço parte de uma minoria, que não é tão minoria assim, ainda mais neste país. Me considero pansexual”, afirmou Renato.

Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

Um dos principais galãs da TV brasileira nos anos 2000, Reynaldo Gianecchini sempre foi alvo de rumores em relação à sua orientação sexual, que não raro o associavam à homossexualidade. Por muito tempo, o artista se negou a falar abertamente sobre o assunto, até que em 2020 ele abordou o tema, negou ser gay, mas declarou ser pansexual.

Em entrevista à EFE, Gianecchini relatou se considerar “tudo ao mesmo tempo” e que, se for para existir um termo que o defina, esse seria a pansexualidade, “porque pan é tudo”.

“Dizem que sou gay, mas não me considero assim. Eu me considero tudo ao mesmo tempo. Se existir uma palavra para mim, então é ‘pan’ [pansexual], porque ‘pan’ é tudo’. Eu não me encaixo em nenhuma definição. Acredito na liberdade de ser o que cada um quiser ser. Todo mundo tem muitos lados dentro de si mesmo e a sexualidade reflete muito isso”, declarou.

Rainer Cadete

Rainer Cadete - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

Famoso por ter estrelado produções de sucesso nas telinhas da Globo, a exemplo de “Verdades Secretas”, Rainer Cadete admitiu ser atração sexual romântica ou sexual por indivíduos e não necessariamente por gêneros.

“Sim, dá para dizer que eu sou pan, sim. Vale lembrar que eu acredito que a sexualidade é algo muito pessoal. Muitas vezes a gente fica com uma ansiedade com relação à sexualidade do outro. Eu vivi isso na minha pele. Você é uma criança um pouco mais sensível e as pessoas todas dizem que você é gay. Às vezes, você nem teve uma experiência ainda”, afirmou o ator ao canal do YouTube “Põe na Roda”.

Miley Cyrus

Miley Cyrus - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

 

Miley Cyrus, ex-estrela da Disney e um dos grandes nomes da música pop norte-americana, também se define como pansexual. À Vanity Fair, a artista disse que é defensora do direito das pessoas se apaixonarem não pelo gênero, pois isso é “irrelevante para os relacionamentos”.

“O que eu prego é que as pessoas se apaixonam por pessoas, não por gênero, não por aparência, não por qualquer coisa. O que eu amo existe em um nível espiritual. Não tem nada a ver com sexualidade. Relacionamentos e parcerias não têm muita relação com sexualidade ou gênero. Sexo é uma pequena parte, gênero é outra pequena parte, quase que irrelevante para os relacionamentos”, ponderou.

Preta Gil

Preta Gil - Alex Santana - Alex Santana

Durante uma live nas redes sociais com Carla Akotirene, Preta Gil admitiu ser pansexual e que se relaciona por pessoas, independentemente do gênero.

Segundo contou, ela começou a vida amorosa com uma mulher, porém, com o passar do tempo, namorou mais homens e, talvez por isso, muitos pensem que ela é heterossexual, o que a famosa diz não ser.

“Eu só comecei a cantar e ir para frente das câmeras depois dos 28 anos, e, antes disso, eu me relacionava com mulheres, inclusive, iniciei minha vida amorosa e sexual com uma pessoa do sexo feminino. Depois, passei a ter mais namorados homens. Talvez seja por isso que as pessoas tenham uma imagem heterossexual sobre mim. Mas acho que sou pansexual”, contou.

Bianca Andrade

Bianca Andrade - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram

A blogueira, empresária e influenciadora digital Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, é abertamente pansexual. Em junho de 2021, em entrevista a Universa, a famosa relatou seu processo de descoberta.

“Nem eu sabia o que eu era. Quando eu fui responder uma entrevista, perguntaram ‘Você é bi, como descobriu?’ E comecei a lembrar como eu descobri. E aí pensei: ‘pera’, não é pelo gênero, não é por ser homem ou mulher, é pela pessoa. Quando fui estudar um pouco sobre isso, vi que panssexual é o que me caracterizava mais”, contou.

Brendon Urie

Brandon Urie - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube

Vocalista da banda de rock Panic! At The Disco, o cantor Brendon Urie disse em um bate-papo com a Paper que não se limita ao gênero.

“Sim, acredito que poderia me ‘classificar’ como pansexual. Não me importo. Se uma pessoa é ótima, então uma pessoa é ótima. Eu apenas gosto de pessoas boas, ainda mais se meu coração estiver no lugar certo. São apenas pessoas pelas quais me sinto atraído”, declarou.

Sia

Sia - Reprodução/ YouTube/Kevin Winter/Getty Images - Reprodução/ YouTube/Kevin Winter/Getty Images

A cantora australiana Sia é discreta em relação a sua intimidade, mas admitiu que se considera “flexível” nesse tema. À revista The Advocate, a artista pontuou que, “mesmo antes de ser famosa, eu sempre tive relacionamentos com homens, mulheres e tudo que existe no meio disso”.

“Eu não me importo com o gênero de alguém, só com quem esse alguém é”, acrescentou.

Janelle Monáe

Janelle Monáe - Getty Images - Getty Images

A cantora norte-americana Janelle Monáe endossa a lista de celebridades pansexuais. Em 2018, ela contou à Rolling Stone que é uma mulher que já se relacionou com ambos os gêneros e que se considera “uma mulher livre”, que está “aberta para aprender mais sobre quem eu sou”.

“Eu achava que era bissexual, então li sobre a pansexualidade e pensei: ‘me identifico mais com essas coisas’”, confessou.

Amandla Stenberg

Amandla Stenberg - REUTERS - REUTERS

Em entrevista à Teen Vogue, em 2016, a atriz Amandla Stenberg disse que, embora se identifique como pan, às vezes opta por se dizer bissexual, porque “algumas pessoas ainda” desconhecem a pansexualidade.

“Eu me identifico publicamente como bissexual. Eu também usaria a palavra pansexual para descrever minha sexualidade. Às vezes prefiro usar a palavra bissexual só porque sinto que algumas pessoas ainda não conhecem esse vocabulário… É mais fácil dizer que sou bi “, contou.

Com informações do UOL