Após mais de dois anos, o uso de máscaras de proteção facial não é mais obrigatório em aeroportos e voos em todo o Brasil. A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ocorre em reunião pública ordinária da Diretoria Colegiada realizada na última quarta-feira (18), e considera atual cenário da Covid-19 no país.

As medidas, que foram aprovadas por unanimidade entre os presentes, entraram em vigor logo após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), que aconteceu poucas horas depois da apresentação.

Com isso, o uso de máscara, que vinha sendo adotado como medida de saúde coletiva, agora se tornou medida de proteção individual. Apesar do fim da obrigatoriedade, as máscaras faciais e o distanciamento social continuarão a ser recomendados como medidas para minimizar o risco de transmissão da Covid-19.

Mesmo com essa decisão, uma série de protocolos que estão em vigor desde o início da pandemia foi mantida. Os aeroportos e as companhias aéreas continuarão a cumprir as seguintes medidas:

  • disponibilização de álcool em gel
  • avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis
  • procedimentos de limpeza e desinfecção contínuas
  • sistemas de climatização
  • desembarque por fileiras

Com essa decisão, o Brasil segue a tendência internacional. A máscara nos terminais aéreos e nos aviões já deixou de ser exigida em diversos países, como os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e Portugal, devido à melhora no cenário pandêmico.

 

Foto: Rovena Rosa\Agência Brasil