Um grupo de pelo menos 20 garis ateou fogo em pneus e interditou a avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste da capital, na manhã desta terça-feira (16), em protesto pela falta de pagamento de salários e direitos trabalhistas. Durante a ação, o trânsito nos dois sentidos da via, uma das mais movimentadas da cidade, ficou com lentidão.

Segundo informações, os funcionários, que eram contratados pela empresa Mamute, antiga prestadora de serviços de limpeza e manutenção de vias e espaços públicos da capital, relatam que foram demitidos e não receberam os pagamentos devidos, e frisam que estão há mais de um mês sem ver o dinheiro. Esse é o terceiro protesto dos trabalhadores nesse ano.

Veja o vídeo do protesto: 

Em nota, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública   (Semulsp), informou que não existe nenhuma pendência e ressaltou que desconhece os motivos que levaram a empresa a não repassar os pagamentos aos funcionários.

Um extrato da ordem bancária mostra o depósito feito para a empresa Mamute, no valor de R$ 3.167.780,00 referente a indenização pelos serviços prestados no período de 30 de junho a 17 de julho de 2022.

“A Semulsp ressalta que não há mais nenhuma pendência com a Mamute e que, inclusive, a empresa se comprometeu, em audiência pública no Ministério Público do Trabalho, a pagar todas as verbas indenizatórias e que desconhece o motivo de ainda não ter feito o pagamento dos funcionários”, informou a secretaria.

O órgão ressaltou que reconhece a relevância dos serviços prestados pelos trabalhadores terceirizados e se coloca à disposição da comunidade para esclarecimentos.