O Governo do  Amazonas está convocando mais 158 beneficiários do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+) na Comunidade da Sharp para o mutirão de reassentamento que será realizado na próxima quarta-feira (24/08), das 9h às 15h, na Escola Municipal Aristóteles Comte de Alencar, na Rua Rio Envira, nº 17, no bairro Armando Mendes, zona leste.

Na segunda e terça-feira (22 e 23/08), as equipes de assistentes sociais da Suhab, UGPE e Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), estarão na Comunidade da Sharp, conversando com os moradores, orientando sobre a documentação a ser entregue no mutirão. Apenas as famílias contatadas pelas equipes devem comparecer ao mutirão.

No mutirão programado pela Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) em parceria com Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), será feita a coleta de documentos das famílias cadastradas no Prosamin+, que vão passar pelo processo de reassentamento e desapropriação.

De acordo com o diretor-presidente da Suhab-AM, Jivago Castro, este é o segundo chamamento realizado, mostrando o avanço do Governo do Amazonas em garantir moradias dignas e seguras para os moradores que sofrem há mais de 20 anos com alagações.

“No final do mês passado nós convocamos as primeiras 276 famílias que estiveram presentes no mutirão e entregaram os documentos necessários para passar pelo processo de entrevista na Suhab, onde escolheram um dos benefícios ofertados para quem participa do Prosamin+, sendo o bônus, a indenização ou a bolsa moradia transitória”, explicou.

Com a entrega dos documentos pelas famílias, a Suhab inicia a abertura dos processos individuais de desapropriação de cada morador com análise social e jurídica da família e do imóvel. Apenas as famílias convocadas devem comparecer ao mutirão com todos os documentos pessoais e os listados na relação entregue pelas assistentes sociais durante as visitas.

Moradora há mais de 13 anos na Comunidade da Sharp, Luzeni Vargas de Oliveira, que participou do primeiro chamamento, disse que está se sentindo aliviada. “Tenho muita satisfação em saber que a gente vai sair de lá, e ir para uma casa nova, melhor ainda para a gente, porque muitas pessoas sofriam com as alagações quando chovia. Vai ser tudo bom ter uma casa nova, pisar no chão e celebrar dizendo que estou feliz”, relatou emocionada.