Os seis acusados do assassinato do sargento Lucas Ramon Guimarães, ocorrido em setembro do ano passado, foram formalmente denunciados à justiça pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), na última quarta-feira (11).

Segundo o advogado dos familiares, Arthur Cordeiro, uma consulta ao processo confirmou a apresentação da peça que faltava para os autos. A família agora aguarda as fases que a ação precisa percorrer até o julgamento dos acusados.

‘Que o processo siga a tramitação normal, dada a peculiaridade do Tribunal do Júri, onde há dupla fase. A primeira, de instrução e julgamento, que julga tão somente a admissibilidade da acusação e, posteriormente, a fase efetiva do julgamento que é o Tribunal, onde a sociedade vai julgar a procedência da ação, que é o que esperamos’, destacou Cordeiro.

Sobre as expectativas da família do sargento Lucas Guimarães, que esperava há quase um ano, parentes da vítima esperaram ansiosos os trâmites do processo.

‘Eles aguardam ansiosos o desfecho do processo. Sabemos que, em si, ele ainda está no início. A tramitação judicial percorre vários caminhos até que se tenha uma decisão sobre o mérito do processo. Mas, a expectativa é de justiça. A família reitera a sua confiança e nós também no trabalho de todos os envolvidos, desde a delegacia de polícia aos profissionais peritos e de investigação e, hoje, com a apresentação da denúncia aos promotores de justiça, aos servidores do Ministério Público, que também nos receberam de forma muito atenciosa, ética, esperamos agora a tramitação normal, observando os prazos e os direitos e deveres de cada um’, destaca o advogado.

RELEMBRE O CASO – Lucas Guimarães foi morto com quatro tiros no dia 1° de setembro dentro da própria cafeteria, na zona sul da capital amazonense. O homicídio do sargento teria sido ordenado por Joabson Agostinho Freire, dono da rede de Supermercados Vitória.

Joabson teria mandado matar o sargento após descobrir que a esposa, Jordana Azevedo Gomes, mantinha um caso extraconjugal com ele, ainda segundo Joabson a própria Jordana teria contado sobre o caso extraconjugal para o marido.