A produção industrial do Amazonas registrou a quarta maior queda dos 14 locais pesquisados do País, ao retrair  1,6% em junho, em relação em relação ao mês anterior (6,8%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgada nesta terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sete das dez  atividades industriais pesquisadas registraram queda na atividade e apenas três tiveram aumento de produção com destaque para derivados de petróleo e fabricação de borracha e plástico. A queda ocorreu  impressão reprodução e gravações (-89%) e máquinas e equipamento (45%).

Na comparação com maio do ano passado, houve queda de -3,2% na produção do Estado. No percentual acumulado do ano, a variação reduziu para 1,2%; já no acumulado dos últimos 12 meses, houve queda para -3,7%.

A produção nacional apresentou queda de 0,4%, em junho; somente cinco dos catorze locais pesquisados pelo IBGE no país, apresentaram taxas positivas.

Desempenho por atividades

Em maio de 2022, na comparação com maio de 2021, a indústria extrativa do Amazonas teve queda de -2,0%, e as indústrias de transformação, reduziu -3,3%.