Manaus – O Amazonas registrou mais três casos suspeitos de varíola dos macacos nesta segunda-feira (8). Ao todo, o Estado tem cinco casos confirmados e oito casos em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus). Outros três casos suspeitos foram descartados após exame laboratorial.

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que atualiza a situação epidemiológica da varíola dos macacos (Monkeypox) no Amazonas.

A FVS-RCP ressalta que, de acordo com o trabalho de investigação e vigilância que vem sendo realizado, os casos da doença são importados. Ou seja, não há, até o momento, casos confirmados de transmissão local. Todos os pacientes confirmados têm histórico de viagem recente.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.