Oito vezes campeão mundial e considerado um dos maiores da história de jiu-jítsu, Leandro Lo, de 33 anos, foi baleado na cabeça durante um show no Clube Sírio, em São Paulo.

O lutador foi encaminhado ao Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, mas, segundo o advogado da família, o atleta teve morte cerebral.

O crime aconteceu na madrugada de sábado para domingo (7). De acordo com testemunhas o agressor, após discussão, dirigiu-se à mesa onde estava Leandro pegando uma garrafa. O lutador “se levantou, tirou a garrafa da mesa” e “… em golpe de luta o derrubou e o imobilizou. Amigos da vítima separaram ambos”. Mas o homem sacou a arma e atirou na testa de Leandro Lo, que teve a cabeça chutada duas vezes.

O autor do crime está foragido, mas já foi reconhecido pela polícia de São Paulo e é um policial militar que está sendo procurado. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo não divulgou informações sobre Leandro Lo.

Além dos oito títulos mundiais, o último conquistado neste ano na categoria meio pesado, o lutador também conquistou cinco Copas do Mundo e oito Pan-Americanos. Devido às conquistas e à técnica, ele é considerado como um dos melhores da história da modalidade.