Brasil e Colômbia se enfrentam neste sábado, dia 30, no estádio Alfonso López, às 21h, pela grande final da Copa América de futebol feminino. Essa é a nona vez que a seleção feminina do Brasil estará presente na final da competição.

O Brasil chega na grande final depois de se classificar com 100% de aproveitamento no grupo B, e eliminar o Paraguai na semifinal por 2 a 0.

Já a Colômbia, seleção do país que organiza a competição, também fez uma boa campanha, venceu os 4 jogos, e na semifinal venceu a Argentina em um jogo equilibrado por 1 a 0.

O Brasil, comandado pela técnica Pia Sundhage, tem o melhor ataque do torneio. Foram 19 gols e cinco jogos.

Pia não tem desfalques para o confronto. A volante Duda Santos, ausente do banco de reservas na vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, na semifinal, devido a um problema intestinal, está novamente à disposição, assim como a atacante Gio Queiroz, recentemente convocada para o Mundial sub-20 deste ano, recuperado de uma pancada na panturrilha.

Se mantiver a base que tem atuado na competição, a técnica sueca escalará o Brasil com: Lorena; Antônia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Angelina, Ary Borges, Adriana e Kerolin; Debinha e Bia Zaneratto.

Em busca de um título inédito, a Colômbia também terá força máxima. A equipe dirigida por Nelson Abadía possui oito atletas que jogam no futebol espanhol, entre elas a goleira Catalina Pérez (Real Betis), a lateral Manuela Vanegas (Real Sociedad) e a meia Leicy Santos (Atlético de Madri). Duas defendem clubes brasileiros: a zagueira Mónica Ramos (Grêmio) e a meia Liana Salazar (Corinthians). As duas protagonistas, porém, atuam na liga local: as atacantes Catalina Usme (América de Cali) e Linda Caicedo (Deportivo Cali). Esta última, de 17 anos, é considerada a revelação da Copa América e está na mira do Barcelona (Espanha).

A provável escalação colombiana neste sábado terá: Catalina Pérez; Jorelyn Carabalí; Daniela Arias, Mónica Ramos e Manuela Vanegas; Lorena Bedoya, Daniela Montoya e Leicy Santos; Linda Caicedo, Catalina Usme e Mayra Ramírez.