A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), culpou o presidente Jair Bolsonaro pela morte do guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Aloizio de Arruda. Marcelo foi assassinado pelo policial penal Jorge José da Rocha Guaranho.

A deputada disse que o “discurso do ódio” propagado pelo presidente tem incentivado ações violentas contra petistas.

“Embalados por um discurso de ódio e perigosamente armados pela política oficial do atual Presidente da República, que estimula cotidianamente o enfrentamento, o conflito, o ataque a adversários, quaisquer pessoas ensandecidas por esse projeto de morte e destruição vêm se transformando em agressores ou assassinos”, diz Gleisi.

“Bolsonaro é um mal desse país. É ele a encarnação da violência sentada na cadeira da Presidência”, disse a dirigente petista. “É ele que causou tudo isso”, afirmou Gleisi, depois de reunião da coordenação da pré-campanha presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo.

— Vamos pedir que o TSE tome providências porque toda vez que tiver uma frase gatilho do Bolsonaro para ativar um ato de violência ele ou o PL têm que responder por isso. Ele não pode ficar sem resposta. Estamos estudando para saber como formular. Ele não pode ficar dando suas mensagens naquelas lives irresponsáveis que ele faz e atiçar pessoas a cometer atos de violência — afirmou Gleisi.