Como nova medida para facilitar o acesso à vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus retoma o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, como ponto estratégico de vacinação.

A unidade começa a operar a partir desta segunda-feira (4), com atendimento das 9h às 16 horas, para imunização de crianças, adultos e idosos.

No Centro, serão montadas 10 estações de trabalho, com fluxos específicos para os diferentes públicos e capacidade de atendimento de até 2 mil pessoas por dia.

Com a operação do novo espaço, a UBS José Rayol, também localizada na avenida Constantino Nery, a alguns metros de distância, deixa de oferecer a vacina temporariamente.

O número de UBSs com vacinação aumentou de 55 para 81 durante a semana; o horário de atendimento aos sábados, que ia até as 12h, foi estendido até 16h; e o ponto de vacinação do Studio 5, zona Centro-Sul, foi reaberto e projetado para atender diariamente 1,5 mil crianças e adultos.

Além da liberação recente da quarta dose para os que têm 18 anos ou mais, Manaus registra elevação no número de casos novos da doença, gerando maior procura pela imunização.

O secretário da Semsa, Djalma Coelho orienta a população a, além de se vacinar, manter os cuidados de proteção individuais. As medidas incluem a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, o isolamento nos casos de sintomas gripais e o uso de máscaras onde o equipamento continua a ser recomendado, ou seja, no transporte coletivo e por aplicativo, nas unidades de saúde e em todos os locais por pessoas idosas e imunossuprimidas.