O corpo do indigenista Bruno Pereira foi velado e cremado na última sexta-feira (24), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana de Recife.

A cerimônia, aberta ao público, foi marcada por homenagens feitas por indígenas. Representantes de duas das etnias mais importantes de Pernambuco, Pankararu e Xukuru, viajaram de cidades próximas para acompanhar a solenidade e homenageá-lo.

Bruno trabalhava em defesa dos povos indígenas, em especial na Amazônia, na região do Vale do Javari, quando foi assassinado ao lado do jornalista britânico Dom Phillips, no início deste mês.

Em nome da família, Beatriz Matos, esposa do indigenista, agradeceu a quem se empenhou nas buscas e torceu para que a dupla desaparecida fosse localizada. “Agora, estamos dedicados ao amor, ao perdão e à oração”, completa a nota.

Confira na íntegra:

“A família está se despedindo de Bruno com o coração cheio de gratidão por ter tido ele em nossas vidas. A vida de Bruno foi de coragem, dedicação e fidelidade à causa dos indígenas. Bruno tinha uma missão, iluminou sua causa e levou ela para o mundo. Nesse momento e durante toda a última semana, indígenas de todo o País fizeram rituais de passagem em homenagem a ele.

Agradecemos a todos. Aos familiares, amigos, indígenas e a todas as pessoas que oraram, buscaram, trabalharam, representaram Bruno, somos eternamente gratos. Que Deus em sua imensidão possa retribuir a todos e suas famílias. Agora, estamos dedicados ao amor, ao perdão e à oração.”