A Polícia Federal (PF) vai investigar se Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, tem ligação com quadrilhas que praticam pesca ilegal em áreas da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.

Foram presos por envolvimento no crime, Amarildo, o irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, o “Dos Santos”, e Jeferson da Silva Lima, o “Pelado da Dinha”.

Durante a reconstituição dos assassinatos, “Pelado” informou que Jeferson seria o autor dos tiros que mataram Dom e Bruno. Segundo ele, “Pelado da Dinha” pescava pirarucu no rio Itacoaí, quando encontrou com o indigenista, que descia o rio Itaquaí em uma lancha da Univaja com Dom, a caminho de Atalaia do Norte, momento em que eles discutiram e houve a suposta troca de tiros. 

“Então o Jeferson, de alcunha Pelado, ele estava aqui em sua canoa de madeira matando um pirarucu, é isso?”, questiona o delegado. Amarildo confirma: ‘Aham’.

A União do Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) informou que Bruno combatia a pesca ilegal na região, o que fez com que ele se tornasse alvo de constantes ameaças. A pesca do pirarucu só é permitida em áreas de manejo, que são delimitadas por órgãos ambientais.

*Com informações do G1