Um vídeo feito por uma moradora de Itaguaí, no Rio de Janeiro, que está sob suspeita de ter contraído a varíola dos macacos, viralizou nesta terça-feira (21) após ela relatar o sofrimento que tem vivido com os sintomas da doença.

Ela não teve a identidade revelada, contudo, disse sofrer febre, dores e bolhas que surgiram na testa e no peito.

Confira o vídeo: 

“Ontem, eu fui para o [Hospital] São Francisco [Xavier], com suspeita de varíola [dos macacos]. O meu rosto está bem agressivo, com glândulas, aqui no pescoço e um pouco mais abaixo. Eu estou com muitas dores, com muita febre, muitas dores de cabeça, e essas bolhas não param de doer”, disse a paciente. “Eu ainda estou esperando os resultados dos exames que foram para o Rio”, completou.

Em conversa com o ‘Atual’, a mulher que aparece nas gravações disse que os primeiros sintomas foram presenciados em 14 de junho. Também enfatiza que trabalha num hotel localizado na Costa Verde, que recebe muitos turistas estrangeiros, contudo, não foi até o local tem mais de 1 mês.

De acordo com secretaria estadual de Saúde, “o monitoramento do caso está sendo realizado pela vigilância municipal com apoio da vigilância estadual”. “A paciente é uma mulher de 25 anos que, no momento, encontra-se em isolamento em casa”, afirmou.

Casos

Até o momento, nove casos da varíola dos macacos foram confirmados no Brasil, sendo cinco em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul. Outros 10 casos suspeitos estão sendo monitorados.