Um morador de Indaiatuba (SP), de 28 anos, é o quarto caso confirmado da varíola dos macacos no estado de São Paulo, e o sexto no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que informou que o caso foi confirmado laboratorialmente nesta quinta (16), pelo Instituto Adolfo Lutz.

“O paciente está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município”, diz a nota.

Assim como os outros três casos confirmados no estado, a contaminação é considerada importada, já que o paciente tem histórico de viagem à Europa. Segundo a pasta, todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente, como o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos.

“O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação de Monkeypox e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para monitoramento do caso e rastreamento dos contados”, diz o comunicado.

Até o momento o Brasil registra seis casos confirmados, sendo quatro em São Paulo (dois na capital, um em Vinhedo e outro em Indaiatuba), um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro – há 13 casos suspeitos em investigação.