O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, anunciou hoje (14) um grupo de trabalho para acompanhar as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desaparecidos na Amazônia no último dia 5.

O acompanhamento das investigações sobre o paradeiro de ambos ficarão a cargo do Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas e será composto pelo fotógrafo Sebastião Salgado, pelo ator Wagner Moura, pela antropóloga Manuela Carneiro da Cunha e pela juíza auxiliar da presidência do CNJ, Livia Cristina Marques Peres.

“O caso ora em referência, além de impactar a prestação jurisdicional, envolve, ainda, questão premente de direitos humanos, na medida em que tangencia o resguardo da vida e da incolumidade física dos desaparecidos, reconhecidos por sua atuação em prol da proteção dos direitos dos povos indígenas”, disse o presidente do CNJ, Luiz Fux.

“Questões de complexidade como esta demandam atuação conjunta e articulada entre os órgãos do Poder Público, para que, respeitados os limites de suas competências institucionais, possamos lograr êxito na sua resolução”, acrescentou o magistrado.