Maiara e Maraisa sofreram uma derrota judicial no último fim de semana. A dupla foi proibida na Justiça de utilizar a marca “As Patroas”, no singular ou no plural. O título era usado pelas irmãs juntamente com Marília Mendonça, em um projeto que já tinha iniciado quando a cantora faleceu.

Acontece que, a cantora Daisy Soares, dona do projeto da banda de forró “A Patroa”, iniciada no final de 2013, processou a dupla em uma ação indenizatória por concorrência desleal.

Na ação, Daisy conta que quando o escritório que gerencia a carreira das sertanejas fez o pedido no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), questionou a escolha. Mas foi informado que o nome seria usado apenas para uma festa, porém tomou grandes proporções.

A cantora de forró afirmou que sua “proposta artística ultrapassa a criação musical e levanta a bandeira da defesa da causa feminina, sustentando o poder feminino, a independência e as conquistas da mulher”.

De acordo com ela, foram feitas tentativas de resolver a situação amigavelmente, mas os diálogos não chegaram a avançar, visto que o trio passou a utilizar a marca em músicas, shows e produtos, da mesma forma que a sua, “estimulando o empoderamento feminino, nos moldes da base da marca da autora”.

Conforme os advogados de Daisy, essa situação gerou prejuízos de ordem moral e financeira a ela.

O Magistrado determinou o pagamento de uma multa no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão. A dupla e o escritório ganharam o prazo de 15 dias para se defender na Justiça.